ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE POLPA CONGELADA DE MANGA DE DIFERENTES MARCAS COMERCIALIZADAS EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BA

Lorena Ferraz Nunes Teixeira, Elizabeth Caprini Gomes Santos, Renata Ferreira Santana, Adriana da Silva Miranda, Clícia Jeice Alves Neres, Nivaldo Morais Viana Júnior

Resumo


O presente estudo teve como objetivo avaliar a qualidade microbiológica de polpas de frutas congeladas, comercializadas no município de Vitória da Conquista – Ba. Foram selecionadas três marcas diferentes identificadas pelas letras A, B e C, sendo escolhido o sabor manga segundo preferência dos consumidores da região local. Foram analisados coliformes totais e E. coli, bolores e leveduras, e Salmonella sp, definidos pela Instrução Normativa nº 01, de 7 de Janeiro de 2000, para polpas de frutas. Para melhor acompanhar os indicadores de qualidade realizou-se também análise de aeróbios mesófilos. Dentre os resultados obtidos foi observado que as polpas de frutas analisadas encontravam-se dentro dos padrões estabelecidos pela legislação vigente com relação à coliformes totais e E. coli, Salmonella spp e aeróbios mesófilos, porém, houve crescimento significativo de bolores e leveduras sendo que a marca C apresentou valores acima dos permitidos pela legislação vigente, o que sugere a necessidade urgente de adequação do processo produtivo, no que diz respeito às exigências da legislação específica.


Palavras-chave


Polpas, aproveitamento, padrão microbiológico, legislação

Texto completo:

168-172

Referências


Batista, A. G. et al. Parâmetros de qualidade de polpas de frutas congeladas: uma abordagem para produção do agronegócio familiar no Alto Vale do Jequitinhonha. Tecnologia e Ciência Agropecuária, v. 7, p. 49, 2013.

Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC nº 12, de 02/01/2001. Regulamento Técnico sobre padrões microbiológicos para alimentos. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 10 jan. 2001, Seção I, p. 45-53.

Brasil. Ministério da Agricultura do Abastecimento. Instrução Normativa nº 01/00, de 07/01/00. Regulamento técnico geral para fixação dos padrões de identidade e qualidade para polpa de fruta. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 10 jan. 2000, Seção I, p.54-58.

FAO. Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação. Brasil 2012.

Franco, B. D. G. M.; Landgraf, M. Microbiologia dos Alimentos. São Paulo: ATHENEU, 2005.

Nero, L. A. et al. Métodos rápidos e automatizados para enumeração de microrganismos indicadores em leite, utilização no Brasil. Semana Ciência Agropecuária, v. 21, n 1, p.115-26, 2000.

M do Brasil LTDA. Produtos Microbiológicos. Placa 3MTM PetrifilmTM® Guia de interpretação para contagem de Aeróbicos. Folheto de Instrução de uso. Brasil, 2011.

M do Brasil LTDA. Produtos Microbiológicos. Placa 3MTM PetrifilmTM® Guia de interpretação para contagem de E.coli e Coliformes. Folheto de Instrução de uso. Brasil,2011.

M do Brasil LTDA. Produtos Microbiológicos. Placa 3MTM PetrifilmTM® Guia de interpretação para contagem de Leveduras e Bolores. Folheto de Instrução de uso. Brasil, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC.